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Segurança

Descubra como reconhecer os golpes mais frequentes
e as melhores práticas de segurança da informação. 

Mantenha-se atualizado com dicas e práticas recomendadas de Segurança da Informação para o seu cotidiano.

SEGURANÇA

Atualize seus dispositivos

Mantenha seu computador e seu celular em dia com as atualizações do sistema operacional e de segurança.

As atualizações são disponibilizadas pelos fabricantes do sistema operacional e geralmente incluem correções de falhas de segurança, melhorias de desempenho e novos recursos.

Ao fazer isso, você garante que as falhas de segurança conhecidas sejam corrigidas, evitando que hackers e programas maliciosos explorem essas vulnerabilidades para acessar o seu sistema e roubar informações pessoais.

Como se proteger?

Recomendamos que ative as atualizações automáticas no seu computador através do menu iniciar -> pesquise e abra configurações -> pesquise por Windows Update -> clique em "Verificar se há atualizações".

No celular ou tablet, aceite as atualizações periódicas do sistema operacional. Lembre-se de verificar se seus aplicativos financeiros estão atualizados de acordo com a versão mais recente disponível nas lojas oficiais.

 

Atenção aos links

Fique atento! Atacantes podem usar mensagens de texto, mensagens de WhatsApp ou demais redes sociais, e-mails, etc, para enviar um link malicioso.

Como se proteger?

Se não conhece o remetente, na dúvida, não clique!

Identique sites seguros

Um site seguro é aquele que protege as informações pessoais e financeiras dos usuários por meio de tecnologias de segurança.

Sites que usam essas tecnologias têm um cadeado na barra do navegador, ao lado de seu endereço.

Este cadeado garante que o site possui certificado e que a conexão é segura.

Como se proteger?

Caso você não encontre o cadeado na barra do navegador, desconfie e busque saber mais informações sobre a segurança do site.

 

Use antivírus

Usar antivírus é fundamental para garantir a segurança do seu computador, tablet ou celular. Essas ferramentas identificam e removem programas maliciosos e vírus em geral que podem comprometer a segurança do seu sistema e dos seus arquivos.

Em seu computador, você pode utilizar o antivírus nativo do sistema operacional Windows ou buscar outras opções no mercado. Em seu dispositivo móvel, busque opções no mercado específicas para smartphones e sempre baixe aplicativos das lojas oficiais.

Bloqueie o computador quando não estiver próximo a ele

O que é?

O bloqueio do computador é uma medida de segurança importante para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais de acessos não autorizados.

Como se proteger?

Ao se afastar do seu computador, mesmo que por alguns minutos, bloqueie a tela com senha.

Essa prática é recomendada principalmente em ambientes de trabalho, onde outras pessoas podem ter acesso à sua máquina.

Tenha uma senha forte

Uma senha forte não precisa ser longa e complexa, pois acaba gerando o comportamento de anotá-la em locais de fácil acesso ou de utilizá-la em diversos sistemas.

Como se proteger?

Use senhas numéricas mais curtas, como as utilizadas em cartões e troque-as periodicamente. Para deixar sua senha numérica ainda mais segura, evite usar:

  • Números de documentos, placas de carros ou de telefone;
  • Datas de aniversário;
  • Sequência numérica (Ex.: 12345);
  • A mesma senha de outro app;
  • A mesma senha para o login e para a sua assinatura eletrônica no App Monte Bravo.

Top 10 dicas para se proteger contra os golpes
  • Ative a Biometria;
  • Ative a Geolocalização;
  • Configure e ajuste a privacidade de suas redes sociais;
  • Ative a “autenticação de dois fatores” do seu celular e do seu WhatsApp;
  • Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos;
  • Anote o código IMEI do celular num local seguro para bloqueio em casos de roubo, furto ou perda;
  • Habilite o rastreio do celular para conseguir apagar dados do aparelho e localizá-o remotamente;
  • Altere a senha PIN do chip do seu celular e ative o bloqueio dele;
  • Não deixe senhas bancárias e de seu e-mail salvas no seu dispositivo;
  • Não deixe fotos de documentos salvas em seu e-mail e dispositivo.

Conheça os golpes mais comuns e saiba o que fazer para se proteger

GOLPES

Golpe do App de Relacionamento

O que é?

O match entre o distanciamento social provocado pela pandemia e a facilidade das transações virtuais na internet provocou uma explosão no número de golpes aplicados por meio de aplicativos de relacionamentos no último ano. Os crimes praticados vão desde perseguições à ameaças. Todos eles, porém, contam com o mesmo facilitador: as plataformas virtuais que ajudam a promover encontros para relacionamentos.

Como se proteger?

Antes de marcar o encontro, façam chamadas de vídeos para confrontar a pessoa que está do outro lado com a foto das redes sociais;

Antes de se deslocar até o local do encontro, compartilhe sua localização em tempo real com alguém de sua confiança;

Ative seu GPS nas plataformas de Instituições financeiras;

Verifique através do "google maps" a região para qual está se dirigindo;

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057

Máquina Quebrada

O que é?

O fraudador diz ao cliente na hora do pagamento, seja de um delivery ou de um serviço, que o visor da máquina está quebrado. Ele se aproveita disto para digitar um valor diferente do que deveria ser cobrado e ao pagar, o cliente não irá enxergar o valor e irá confirmar a transação.

Como se proteger?

Verifique se o valor da compra está correto. Caso contrário, não conclua a transação

Troca de Cartão

O que é?

Para a troca de cartão, o cliente entrega o cartão na mão do golpista/fraudador, que insere na máquina e observa atentamente a digitação da senha. Ao devolver o cartão, o golpista troca o cartão por um outro semelhante.

Como se proteger?

Não deixe que vejam os dados do seu cartão ou senha ao digitar na maquininha

NUNCA entregue seu cartão a desconhecidos no momento de uma compra

Confira o seu nome no cartão após a realização da compra.

Falsa Central

O fraudador entra em contato se passando pelo atendimento ao cliente e argumenta de que há alguma pendência de atualização cadastral. Na sequência, pede a confirmação ou atualização do número de telefone. Então é pedido ao cliente que seja informado o código de segurança que foi enviado via SMS e, a partir disso, o golpista consegue redefinir a senha.

Como se proteger?

Sempre confirme se o número de WhatsApp é verificado

Jamais passe informações ou códigos de segurança

Nós não solicitaremos atualização cadastral por WhatsApp. Acesse o app para atualizar seus dados com segurança.

Golpe do WhatsApp

O que é?

No Whatsapp, as formas mais comuns de golpe são:

Ativação da conta em outro dispositivo: Os golpistas conseguem o código de recuperação do aplicativo por meio de engenharia social e ativam o acesso à conta em outro aparelho, tendo acesso à sua lista telefônica e se passará por você para solicitar dinheiro aos seus contatos.

Como se proteger?

Habilite no WhatsApp a verificação em 2 etapas em Configurações > conta > verificação em duas etapas para definir uma senha.

Ao receber um pedido de envio de dinheiro, confirme com a pessoa por ligação ou vídeochamada.

Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos.

Não compartilhe tokens, senhas e códigos de segurança em contatos via chat, whatsapp e telefone.

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente.

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.

 

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057

Roubo de Celular

Como se proteger?

Ative o bloqueio temporário da tela utilizando o tempo mínimo - exemplo, 30 segundos para bloquear a tela

Tenha o código IMEI do seu aparelho anotado em algum lugar seguro.

O IMEI é obrigatório para que a operadora consiga bloquear o aparelho roubado.

Crie senhas longas e fortes para seu dispositivo. A senha deve conter números, letras e caracteres especiais.

Desative a função “Preencher Senha" e verifique o status das “Recomendações de Segurança”

Em caso de perda ou roubo, entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip
Faça o Boletim de Ocorrência – BO

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Bloqueie sua conta entrando em contato com a nossa central de atendimento ou acessando o portal www.montebravo.com.br/fale-conosco/.

Troque a senha do seu e-mail

Entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip

Bloqueie o seu celular remotamente

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057

Brinde Falso

O que é?

Fraudador se passa por empresa que oferece brinde e, em troca, pede foto de rosto e documentos. Com isso em mãos, fazem financiamentos e compras em nome da vítima.

Como se proteger?

Não compartilhe dados pessoais e bancários com desconhecidos, muito menos imagens

Confirme qualquer promoção e distribuição de brindes pelo canal oficial da empresa antes de qualquer contato com um possível representante. Se você não se inscreveu em nenhuma promoção, dificilmente irão te contatar.

Phising

O que é?

Fraudadores usam páginas falsas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, geralmente financeiros para chamar a atenção. Ao clicar nos links e preencher formulários, seus dados são capturados e podem ser usados pelos fraudadores para abertura de contas falsas, contratação de crédito, entre outros serviços.

Como se proteger?

Troque senhas sempre que possível e evite utilizar a mesma senha em sites distintos

Verifique a origem das mensagens recebidas antes de clicar, olhando o e-mail remetente

Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la

Desconfie de promessas absurdas. Descontos grandes ou ganhos irreais não existem

Ao comprar online, verifique se o site é seguro e se o link está correto

Clonagem do Chip (Sim Swap)

O que é?

O fraudador ativa o número do seu celular em outro chip, fazendo com que você perca o sinal do seu celular. Com isso, o criminoso pode ter acesso à e-mails, facilitando a entrada nas contas de aplicativos.

Como se proteger?

Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp, e-mail e redes sociais. Os códigos de recuperação geralmente chegam por SMS, facilitando o acesso do fraudador aos aplicativos.

Ative os códigos PIN e PUK do seu chip para criar uma última linha de defesa do chip.

Caso seja possível, evite utilizar os códigos de recuperação por SMS.

Falsa ligação do seu Banco

O que é?

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco informando que precisa confirmar uma transação, que sua conta foi fraudada ou está com algum problema e solicita dados pessoais e bancários, incluindo senhas, com a promessa de que solucionará o problema. Há casos também onde o fraudador pode enviar um SMS solicitando a confirmação de uma compra e pedindo para entrar em contato por um número de telefone iniciado por "0800". Neste contato, ele irá solicitar dados de segurança para conseguir aplicar o golpe e retirar recursos financeiros da sua conta. Também é possível que o fraudador consiga te ligar de um número oficial do banco, por uma tecnologia chamada Spoofing.

 

Como se proteger?

Não compartilhe códigos de segurança, tokens e senhas por contato telefônico

Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la

Não é uma prática dos bancos ligar para os clientes solicitando dados do cartão (número completo, código de segurança e data de validade), bem como dados de autenticação para realização de transferências financeiras.

Alguns exemplos:

  •  Você recebeu uma ligação ou SMS sobre uma ativação de token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento diferente dos canais oficiais da Monte Bravo.

  • Você recebeu uma ligação ou mensagem sobre fraude na sua conta, solicitando dados pessoais, de acesso à conta ou do seu cartão para confirmação de fraude? 

  • Ou recebeu ligação, SMS ou e-mail solicitando a instalação de um aplicativo para verificação de segurança no seu celular?
Pagamento Online de Boletos, Transferências ou Pix

O que é?

Os fraudadores estão atentos aos comportamentos de compras das vítimas. Em posse de dados de contato, como telefone e e-mail, utilizam esses canais para enviar cobranças, normalmente com frases indicando que o pagamento, de alguma conta ou boleto, está em atraso, o que gera preocupação de negativação do CPF/CNPJ por parte do cliente.

Como se proteger?

Sempre confira os números do código de barras e o beneficiário do boleto

Desconfie de mensagens que falem em erro no Pix e pedindo novo depósito

Confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta.

Fraudadores costumam cometer erros de concordância e gramática.

Falso Motoboy

O que é?

O fraudador entra em contato e diz ser do banco ou administradora do cartão de crédito e faz a coleta do plástico para suposta perícia.

Como se proteger?

Desconfie caso entrem em contato pedindo o cartão e não passe seus dados de retirada.

Nunca entregue seu cartão a desconhecidos. Nós nunca iremos retirar um cartão em sua casa.

Jamais compartilhe dados pessoais e bancários assim como a senha do seu cartão.

Nunca desbloqueie seu cartão antes de recebê-lo.

Extravio de Cartão

O que é?

A correspondência que contém seu cartão é interceptada por fraudadores e furtada. Depois, é feito um contato se passando pelo banco com a finalidade de obter a senha do cartão.

Como se proteger?

Nunca desbloqueie seu cartão físico antes de recebê-lo

Não compartilhe a senha do cartão com desconhecidos

Caso entrem em contato alegando fraude ou defeito, não forneça informações sobre o cartão, desligue a ligação e ligue imediatamente para o número de telefone da central de atendimento XP, que consta no verso do cartão.

Golpe Acesso Remoto

O que é?

O fraudador se passa por um funcionário da instituição financeira e argumenta com o cliente que foi encontrada uma vulnerabilidade na conta e que é necessário acessar o dispositivo remotamente para verificá-lo.

Na sequência, o cliente é orientado a instalar um aplicativo de acesso remoto e, a partir deste momento, o fraudador irá acessar a conta do cliente e realizar transações.

 

Como se proteger?

A Monte Bravo nunca irá solicitar acesso remoto ao seu smartphone ou computador para realizar investigação ou configuração do aplicativo

Caso receba uma solicitação suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais.


Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que recebeu uma solicitação suspeita

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057

Boleto Falso

O que é?

Os fraudadores geram um boleto falso em nome de alguma instituição, loja ou serviço prestado, onde o cliente tenha relacionamento, e entram em contato ou enviam por e-mail e SMS solicitando o pagamento.

 

Como se proteger?

Sempre verifique se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Com exceção aos boletos de faturas de cartões de crédito, pois nestes casos o último campo poderá vir zerado.

Tente fazer a leitura do boleto com a câmera do seu celular ao invés de digitar. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a inserir o seu código manualmente.

Muitas empresas não costumam enviar boletos por e-mail. Caso receba, verifique no site da companhia se existem pendências em seu nome. Se houver, emita um novo boleto diretamente no site.

O boleto falso pode apresentar erros que tendem a passar despercebidos. Sempre verifique com atenção os seus dados pessoais, e também veja se há erros ortográficos, muito comuns em comunicações criadas por fraudadores.

 

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que você pagou um boleto falso

Venda on-line de veículos

O que é?

Acontece quando um golpista anuncia um veículo com valores até 30% abaixo da tabela Fipe.

O comprador entra em contato com o anunciante e o fraudador pede um PIX para segurar o negócio ou agendar uma visita para negociar a venda.

 

Como se proteger?

Solicite a placa ou o RENAVAM e faça uma pesquisa no sistema do Detran

Jamais realize o pagamento antecipado sem ver o veículo presencialmente antes

Valide a ativação do anúncio junto a plataforma de venda

O ideal é que o primeiro contato seja feito por telefone e não por WhatsApp ou chat

Se recuse a fazer pagamentos em contas de terceiros. O pagamento sempre deve ser feito em nome do proprietário do veículo

 

Pós-Golpe

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Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057

Política de Segurança da Informação e Cyber Security

A Política de Segurança da Informação e Cyber Security da Monte Bravo visa garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, além de prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético, definindo as regras que representam, em nível estratégico, os princípios fundamentais incorporados pela corretora para o alcance dos objetivos de segurança da informação.

Fica disponível em nosso site em:

  1. Acesse o link: https://www.montebravo.com.br/compliance/
  2. Clique em Políticas
  3. Selecione a opção Política de Segurança da Informação e Cyber Security

Política de Privacidade

A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas.

Fica disponível no link abaixo:

https://www.montebravo.com.br/politica-de-privacidade/