Segurança
Descubra como reconhecer os golpes mais frequentes
e as melhores práticas de segurança da informação.
Mantenha-se atualizado com dicas e práticas recomendadas de Segurança da Informação para o seu cotidiano.
SEGURANÇA
Atualize seus dispositivos
Mantenha seu computador e seu celular em dia com as atualizações do sistema operacional e de segurança.
As atualizações são disponibilizadas pelos fabricantes do sistema operacional e geralmente incluem correções de falhas de segurança, melhorias de desempenho e novos recursos.
Ao fazer isso, você garante que as falhas de segurança conhecidas sejam corrigidas, evitando que hackers e programas maliciosos explorem essas vulnerabilidades para acessar o seu sistema e roubar informações pessoais.
Como se proteger?
Recomendamos que ative as atualizações automáticas no seu computador através do menu iniciar -> pesquise e abra configurações -> pesquise por Windows Update -> clique em "Verificar se há atualizações".
No celular ou tablet, aceite as atualizações periódicas do sistema operacional. Lembre-se de verificar se seus aplicativos financeiros estão atualizados de acordo com a versão mais recente disponível nas lojas oficiais.
Atenção aos links
Fique atento! Atacantes podem usar mensagens de texto, mensagens de WhatsApp ou demais redes sociais, e-mails, etc, para enviar um link malicioso.
Como se proteger?
Se não conhece o remetente, na dúvida, não clique!
Identique sites seguros
Um site seguro é aquele que protege as informações pessoais e financeiras dos usuários por meio de tecnologias de segurança.
Sites que usam essas tecnologias têm um cadeado na barra do navegador, ao lado de seu endereço.
Este cadeado garante que o site possui certificado e que a conexão é segura.
Como se proteger?
Caso você não encontre o cadeado na barra do navegador, desconfie e busque saber mais informações sobre a segurança do site.
Use antivírus
Usar antivírus é fundamental para garantir a segurança do seu computador, tablet ou celular. Essas ferramentas identificam e removem programas maliciosos e vírus em geral que podem comprometer a segurança do seu sistema e dos seus arquivos.
Em seu computador, você pode utilizar o antivírus nativo do sistema operacional Windows ou buscar outras opções no mercado. Em seu dispositivo móvel, busque opções no mercado específicas para smartphones e sempre baixe aplicativos das lojas oficiais.
Bloqueie o computador quando não estiver próximo a ele
O que é?
O bloqueio do computador é uma medida de segurança importante para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais de acessos não autorizados.
Como se proteger?
Ao se afastar do seu computador, mesmo que por alguns minutos, bloqueie a tela com senha.
Essa prática é recomendada principalmente em ambientes de trabalho, onde outras pessoas podem ter acesso à sua máquina.
Tenha uma senha forte
Uma senha forte não precisa ser longa e complexa, pois acaba gerando o comportamento de anotá-la em locais de fácil acesso ou de utilizá-la em diversos sistemas.
Como se proteger?
Use senhas numéricas mais curtas, como as utilizadas em cartões e troque-as periodicamente. Para deixar sua senha numérica ainda mais segura, evite usar:
- Números de documentos, placas de carros ou de telefone;
- Datas de aniversário;
- Sequência numérica (Ex.: 12345);
- A mesma senha de outro app;
- A mesma senha para o login e para a sua assinatura eletrônica no App Monte Bravo.
Top 10 dicas para se proteger contra os golpes
- Ative a Biometria;
- Ative a Geolocalização;
- Configure e ajuste a privacidade de suas redes sociais;
- Ative a “autenticação de dois fatores” do seu celular e do seu WhatsApp;
- Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos;
- Anote o código IMEI do celular num local seguro para bloqueio em casos de roubo, furto ou perda;
- Habilite o rastreio do celular para conseguir apagar dados do aparelho e localizá-o remotamente;
- Altere a senha PIN do chip do seu celular e ative o bloqueio dele;
- Não deixe senhas bancárias e de seu e-mail salvas no seu dispositivo;
- Não deixe fotos de documentos salvas em seu e-mail e dispositivo.
Conheça os golpes mais comuns e saiba o que fazer para se proteger
GOLPES
Golpe do App de Relacionamento
O que é?
O match entre o distanciamento social provocado pela pandemia e a facilidade das transações virtuais na internet provocou uma explosão no número de golpes aplicados por meio de aplicativos de relacionamentos no último ano. Os crimes praticados vão desde perseguições à ameaças. Todos eles, porém, contam com o mesmo facilitador: as plataformas virtuais que ajudam a promover encontros para relacionamentos.
Como se proteger?
Antes de marcar o encontro, façam chamadas de vídeos para confrontar a pessoa que está do outro lado com a foto das redes sociais;
Antes de se deslocar até o local do encontro, compartilhe sua localização em tempo real com alguém de sua confiança;
Ative seu GPS nas plataformas de Instituições financeiras;
Verifique através do "google maps" a região para qual está se dirigindo;
Pós-Golpe
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057
Máquina Quebrada
O que é?
O fraudador diz ao cliente na hora do pagamento, seja de um delivery ou de um serviço, que o visor da máquina está quebrado. Ele se aproveita disto para digitar um valor diferente do que deveria ser cobrado e ao pagar, o cliente não irá enxergar o valor e irá confirmar a transação.
Como se proteger?
Verifique se o valor da compra está correto. Caso contrário, não conclua a transação
Troca de Cartão
O que é?
Para a troca de cartão, o cliente entrega o cartão na mão do golpista/fraudador, que insere na máquina e observa atentamente a digitação da senha. Ao devolver o cartão, o golpista troca o cartão por um outro semelhante.
Como se proteger?
Não deixe que vejam os dados do seu cartão ou senha ao digitar na maquininha
NUNCA entregue seu cartão a desconhecidos no momento de uma compra
Confira o seu nome no cartão após a realização da compra.
Falsa Central
O fraudador entra em contato se passando pelo atendimento ao cliente e argumenta de que há alguma pendência de atualização cadastral. Na sequência, pede a confirmação ou atualização do número de telefone. Então é pedido ao cliente que seja informado o código de segurança que foi enviado via SMS e, a partir disso, o golpista consegue redefinir a senha.
Como se proteger?
Sempre confirme se o número de WhatsApp é verificado
Jamais passe informações ou códigos de segurança
Nós não solicitaremos atualização cadastral por WhatsApp. Acesse o app para atualizar seus dados com segurança.
Golpe do WhatsApp
O que é?
No Whatsapp, as formas mais comuns de golpe são:
Ativação da conta em outro dispositivo: Os golpistas conseguem o código de recuperação do aplicativo por meio de engenharia social e ativam o acesso à conta em outro aparelho, tendo acesso à sua lista telefônica e se passará por você para solicitar dinheiro aos seus contatos.
Como se proteger?
Habilite no WhatsApp a verificação em 2 etapas em Configurações > conta > verificação em duas etapas para definir uma senha.
Ao receber um pedido de envio de dinheiro, confirme com a pessoa por ligação ou vídeochamada.
Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos.
Não compartilhe tokens, senhas e códigos de segurança em contatos via chat, whatsapp e telefone.
Pós-Golpe
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente.
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057
Roubo de Celular
Como se proteger?
Ative o bloqueio temporário da tela utilizando o tempo mínimo - exemplo, 30 segundos para bloquear a tela
Tenha o código IMEI do seu aparelho anotado em algum lugar seguro.
O IMEI é obrigatório para que a operadora consiga bloquear o aparelho roubado.
Crie senhas longas e fortes para seu dispositivo. A senha deve conter números, letras e caracteres especiais.
Desative a função “Preencher Senha" e verifique o status das “Recomendações de Segurança”
Em caso de perda ou roubo, entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip
Faça o Boletim de Ocorrência – BO
Pós-Golpe
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente
Bloqueie sua conta entrando em contato com a nossa central de atendimento ou acessando o portal www.montebravo.com.br/fale-conosco/.
Troque a senha do seu e-mail
Entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip
Bloqueie o seu celular remotamente
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057
Brinde Falso
O que é?
Fraudador se passa por empresa que oferece brinde e, em troca, pede foto de rosto e documentos. Com isso em mãos, fazem financiamentos e compras em nome da vítima.
Como se proteger?
Não compartilhe dados pessoais e bancários com desconhecidos, muito menos imagens
Confirme qualquer promoção e distribuição de brindes pelo canal oficial da empresa antes de qualquer contato com um possível representante. Se você não se inscreveu em nenhuma promoção, dificilmente irão te contatar.
Phising
O que é?
Fraudadores usam páginas falsas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, geralmente financeiros para chamar a atenção. Ao clicar nos links e preencher formulários, seus dados são capturados e podem ser usados pelos fraudadores para abertura de contas falsas, contratação de crédito, entre outros serviços.
Como se proteger?
Troque senhas sempre que possível e evite utilizar a mesma senha em sites distintos
Verifique a origem das mensagens recebidas antes de clicar, olhando o e-mail remetente
Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la
Desconfie de promessas absurdas. Descontos grandes ou ganhos irreais não existem
Ao comprar online, verifique se o site é seguro e se o link está correto
Clonagem do Chip (Sim Swap)
O que é?
O fraudador ativa o número do seu celular em outro chip, fazendo com que você perca o sinal do seu celular. Com isso, o criminoso pode ter acesso à e-mails, facilitando a entrada nas contas de aplicativos.
Como se proteger?
Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp, e-mail e redes sociais. Os códigos de recuperação geralmente chegam por SMS, facilitando o acesso do fraudador aos aplicativos.
Ative os códigos PIN e PUK do seu chip para criar uma última linha de defesa do chip.
Caso seja possível, evite utilizar os códigos de recuperação por SMS.
Falsa ligação do seu Banco
O que é?
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco informando que precisa confirmar uma transação, que sua conta foi fraudada ou está com algum problema e solicita dados pessoais e bancários, incluindo senhas, com a promessa de que solucionará o problema. Há casos também onde o fraudador pode enviar um SMS solicitando a confirmação de uma compra e pedindo para entrar em contato por um número de telefone iniciado por "0800". Neste contato, ele irá solicitar dados de segurança para conseguir aplicar o golpe e retirar recursos financeiros da sua conta. Também é possível que o fraudador consiga te ligar de um número oficial do banco, por uma tecnologia chamada Spoofing.
Como se proteger?
Não compartilhe códigos de segurança, tokens e senhas por contato telefônico
Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la
Não é uma prática dos bancos ligar para os clientes solicitando dados do cartão (número completo, código de segurança e data de validade), bem como dados de autenticação para realização de transferências financeiras.
Alguns exemplos:
- Você recebeu uma ligação ou SMS sobre uma ativação de token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento diferente dos canais oficiais da Monte Bravo.
- Você recebeu uma ligação ou mensagem sobre fraude na sua conta, solicitando dados pessoais, de acesso à conta ou do seu cartão para confirmação de fraude?
- Ou recebeu ligação, SMS ou e-mail solicitando a instalação de um aplicativo para verificação de segurança no seu celular?
Pagamento Online de Boletos, Transferências ou Pix
O que é?
Os fraudadores estão atentos aos comportamentos de compras das vítimas. Em posse de dados de contato, como telefone e e-mail, utilizam esses canais para enviar cobranças, normalmente com frases indicando que o pagamento, de alguma conta ou boleto, está em atraso, o que gera preocupação de negativação do CPF/CNPJ por parte do cliente.
Como se proteger?
Sempre confira os números do código de barras e o beneficiário do boleto
Desconfie de mensagens que falem em erro no Pix e pedindo novo depósito
Confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta.
Fraudadores costumam cometer erros de concordância e gramática.
Falso Motoboy
O que é?
O fraudador entra em contato e diz ser do banco ou administradora do cartão de crédito e faz a coleta do plástico para suposta perícia.
Como se proteger?
Desconfie caso entrem em contato pedindo o cartão e não passe seus dados de retirada.
Nunca entregue seu cartão a desconhecidos. Nós nunca iremos retirar um cartão em sua casa.
Jamais compartilhe dados pessoais e bancários assim como a senha do seu cartão.
Nunca desbloqueie seu cartão antes de recebê-lo.
Extravio de Cartão
O que é?
A correspondência que contém seu cartão é interceptada por fraudadores e furtada. Depois, é feito um contato se passando pelo banco com a finalidade de obter a senha do cartão.
Como se proteger?
Nunca desbloqueie seu cartão físico antes de recebê-lo
Não compartilhe a senha do cartão com desconhecidos
Caso entrem em contato alegando fraude ou defeito, não forneça informações sobre o cartão, desligue a ligação e ligue imediatamente para o número de telefone da central de atendimento XP, que consta no verso do cartão.
Golpe Acesso Remoto
O que é?
O fraudador se passa por um funcionário da instituição financeira e argumenta com o cliente que foi encontrada uma vulnerabilidade na conta e que é necessário acessar o dispositivo remotamente para verificá-lo.
Na sequência, o cliente é orientado a instalar um aplicativo de acesso remoto e, a partir deste momento, o fraudador irá acessar a conta do cliente e realizar transações.
Como se proteger?
A Monte Bravo nunca irá solicitar acesso remoto ao seu smartphone ou computador para realizar investigação ou configuração do aplicativo
Caso receba uma solicitação suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais.
Pós-Golpe
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que recebeu uma solicitação suspeita
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057
Boleto Falso
O que é?
Os fraudadores geram um boleto falso em nome de alguma instituição, loja ou serviço prestado, onde o cliente tenha relacionamento, e entram em contato ou enviam por e-mail e SMS solicitando o pagamento.
Como se proteger?
Sempre verifique se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Com exceção aos boletos de faturas de cartões de crédito, pois nestes casos o último campo poderá vir zerado.
Tente fazer a leitura do boleto com a câmera do seu celular ao invés de digitar. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a inserir o seu código manualmente.
Muitas empresas não costumam enviar boletos por e-mail. Caso receba, verifique no site da companhia se existem pendências em seu nome. Se houver, emita um novo boleto diretamente no site.
O boleto falso pode apresentar erros que tendem a passar despercebidos. Sempre verifique com atenção os seus dados pessoais, e também veja se há erros ortográficos, muito comuns em comunicações criadas por fraudadores.
Pós-Golpe
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que você pagou um boleto falso
Venda on-line de veículos
O que é?
Acontece quando um golpista anuncia um veículo com valores até 30% abaixo da tabela Fipe.
O comprador entra em contato com o anunciante e o fraudador pede um PIX para segurar o negócio ou agendar uma visita para negociar a venda.
Como se proteger?
Solicite a placa ou o RENAVAM e faça uma pesquisa no sistema do Detran
Jamais realize o pagamento antecipado sem ver o veículo presencialmente antes
Valide a ativação do anúncio junto a plataforma de venda
O ideal é que o primeiro contato seja feito por telefone e não por WhatsApp ou chat
Se recuse a fazer pagamentos em contas de terceiros. O pagamento sempre deve ser feito em nome do proprietário do veículo
Pós-Golpe
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.
Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 3018-0960
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4000-2174 l Demais localidades 0800 728 0089
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 715 8057
Política de Segurança da Informação e Cyber Security
A Política de Segurança da Informação e Cyber Security da Monte Bravo visa garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, além de prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético, definindo as regras que representam, em nível estratégico, os princípios fundamentais incorporados pela corretora para o alcance dos objetivos de segurança da informação.
Fica disponível em nosso site em:
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