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Fee Fixo será cobrado mensalmente do cliente e a taxa será aplicada sobre o volume de recursos e ativos (patrimônio em produtos).

Por padrão Monte Bravo, todos os clientes irão contratar o serviço tirando o patrimônio de Renda Variável da taxa aplicada. Ou seja, o volume de recursos investidos em Renda Variável não será considerado para incidência da taxa.

Cashback na conta do cliente

Dependendo do produto alocado, o valor que anteriormente era destinado ao comissionamento do escritório será devolvido para o cliente em forma de cashback na conta dele.

A contratação do Fee Fixo será válida por 12 meses, e somente poderá haver alteração ou migração para o modelo anterior, após esse período.

FAQ

O que é Fee Fixo?

O Fee Fixo é um modelo de remuneração para o escritório de assessoria de investimentos. O escritório passa a ter duas opções de modelo de remuneração: 

  • Fee Fixo (taxa fixa).
  • Comissionamento Tradicional.
Quais são as principais diferenças entre o Fee Fixo e Comissionamento?

As principais diferenças estão na forma como a remuneração é calculada. No modelo de Comissionamento Tradicional o assessor é remunerado de acordo com o produto e o volume financeiro da transação realizada pelo cliente. Já no modelo de Fee Fixo o assessor é remunerado por uma taxa fixa percentual incidente sobre o Patrimônio XP do cliente (ou seja, a integralidade dos ativos e recursos custodiados na XP). De acordo com o combinado, não serão considerados na incidência da taxa do Modelo Fee Fixo os ativos de Renda variável, como ações, opções e fundos imobiliários.

Como será realizado o cálculo do Fee Fixo? Qual será a taxa cobrada?

A taxa, em percentual acordado com o assessor de investimentos, será calculada em base anual pro-rata die incidente sobre o Patrimônio XP (com exclusão dos ativos de Renda Variável através do aceite de push específico), e será cobrada mensalmente.

Como será feita a contratação do Fee Fixo?

O assessor fará a inclusão das informações (taxa acordada) no sistema e enviará um termo de aceite ( push ) para o cliente. O cliente deve ler com atenção todas as condições e detalhes que constam no termo de aceite. A vigência do serviço sempre iniciará no mês subsequente a contratação.

O cliente poderá ativar uma conta já no modelo Fee Fixo?

As contas serão sempre ativadas no modelo de remuneração de Comissionamento Tradicional e, caso o cliente queira alterar para o modelo de remuneração de Fee Fixo, ele precisará solicitar ao assessor de investimentos e aceitar o push para troca do modelo de remuneração.

O cliente que contratou o Fee Fixo poderá retornar ao modelo de remuneração de comissionamento?

Sim, depois de 12 meses de carência.

O modelo Fee Fixo contempla quais produtos?

As especificidades de cada produto estão detalhadas na tabela abaixo.

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Como funciona RV (ações e FIIs ) no modelo Fee Fixo?

No sistema XP existe a possibilidade de optar pelo modelo de remuneração de Fee Fixo com ou sem Renda Variável. A diferença é que, com Renda Variável, os ativos alocados em Renda Variável serão considerados no Patrimônio XP do cliente que servirá de base de cálculo para incidência do Fee Fixo, ainda que todas as operações de Renda Variável sejam sempre remuneradas pelo modelo tradicional de Comissionamento.

Por padrão da Monte Bravo, os clientes contratarão o modelo de remuneração sem Renda Variável, ou seja, o patrimônio alocado nessa categoria (ações, opções e fundos imobiliários) não será considerado na base de cálculo do Fee Fixo, na medida em que as operações realizadas com tais produtos serão remuneradas pelo modelo tradicional de Comissionamento. Por isso, será enviado pelo assessor de investimentos um segundo push, que precisará ser aceito pelo cliente, para que sejam excluídos da base de cálculo para incidência da taxa do Fee Fixo os ativos que estão alocados de Renda Variável.

O mesmo cliente poderá ter duas contas na Monte Bravo com modelos diferentes?

Não, o modelo de remuneração escolhido pelo cliente será aplicado para todas as suas contas.

Caso o cliente tenha duas contas, precisará assinar dois termos?

Sim, caso o cliente opte pelo modelo de remuneração Fee Fixo, deverá aceitar os dois pushs (de contratação do Fee Fixo, e de exclusão de Renda Variável) para cada uma das contas.

O Fee Fixo pode ter o valor da taxa alterada?

O Fee Fixo possui o carência de 12 meses, depois deste período o cliente pode solicitar um novo contrato de Fee Fixo e ter sua taxa alterada.

O que ocorre caso o cliente mude de assessor?

O modelo de Fee Fixo respeitará a carência de 12 meses independente da mudança de assessor . Ou seja, caso o cliente mude de assessor antes do período de 12 meses de contratação do Fee Fixo, ele terá o modelo de remuneração mantido até a finalização do contrato, além da manutenção da taxa acordada originalmente.

Como funcionará o Cashback?

Dependendo do produto, o valor que anteriormente era destinado ao comissionamento do escritório será devolvido para o cliente em forma de cashback na conta dele (detalhamento contrapartida na tabela em slide anterior). Todos os detalhes podem ser obtidos pelo cliente no Termo de contratação do Fee Fixo.

O cashback terá incidência de IR?

Para valores de cashback e investback (COE) creditados na conta, se somados, acima de R$1.903,98 ao mês, haverá o recolhimento de IR para clientes pessoa física. Os valores pagos estarão sujeitos a ajuste na Declaração anual de Imposto de Renda. Para Pessoa Juríd ica não haverá o recolhimento de IR, ficando sob responsabilidade do cliente gerar a DARF e pagar o imposto.

Quando ocorrerá a cobrança para o cliente?

A cobrança será realizada mensalmente no 7º dia útil do mês. O saldo será sensibilizado na conta do cliente a partir do 5º dia útil. No primeiro momento, será apresentado apenas o valor do saldo para o cliente entre o débito (cobrança Fee Fixo) e eventuais créditos ( cashback ).

Como funcionará a cobrança do Fee Fixo?

O processo de cobrança inclui comunicação para o assessor e para o cliente no momento da provisão e no dia do débito em sua conta.

No caso de:

  • Cliente possuir saldo suficiente para pagar o Fee Fixo: valor é debitado da conta do cliente.
  • Cliente não possuir saldo suficiente para pagar o Fee Fixo: valor é debitado da conta do cliente e ele fica com saldo negativo . Quando isso ocorre, o cliente e o assessor recebem uma notificação para avisar que o cliente está com saldo negativo na conta.
  • Com relação ao saldo devedor do cliente, será seguido o fluxo padrão do risco assim como ocorre hoje.
Onde encontrar o push de contratação do Fee Fixo e o push para exclusão de Renda Variável?

Os pushs serão enviados pelos assessores da Monte Bravo.